diferença entre pérola e madrepérola

Pérola ou madrepérola? Aprenda a diferença!

Saiba qual é a diferença entre pérola e madrepérola

Você sabe qual é a diferença entre pérola e madrepérola? É comum que muitas pessoas confundam essas duas peças, tanto pela semelhança do nome quanto pela aproximação das cores que elas apresentam. Porém, é possível compreender como elas se diferenciam a partir de uma explicação simples, mas completa. A seguir, aprenda mais sobre isso e não tenha dúvidas na hora de adquirir uma peça com uma delas!

O que é madrepérola?

As conchas de moluscos bivalves, que podem ser encontradas em muitas praias brasileiras, apresentam uma composição característica e, em alguns casos, muito valiosa. O interior delas é revestido por uma camada de nácar, rica em calcário, que confere rigidez e um brilho especial para essa parte da concha.

A madrepérola é, assim, essa camada de nácar, que apresenta um brilho perolado e que está presente em muitas conchas, não só nas ostras, onde as pérolas se formam. Por ser mais fácil de ser encontrada, a madrepérola está disponível em joalherias e em lojas de acessórios por um preço mais baixo, sendo mais acessível.

Em um sentido energético, a madrepérola tem uma conexão com a Lua, atraindo riqueza e prosperidade. Ela também é responsável por trazer sensibilidade, equilibrar os sentimentos, proteger contra energias negativas, expor a beleza interior e estimular a compaixão.

Como a pérola é formada?

Por outro lado, a pérola é um elemento que traz uma série de outras características. Ela também é formada no interior de uma concha de moluscos bivalves, mas isso acontece de um jeito muito especial. Quando um organismo estranho, como um grão de areia, consegue entrar na concha, imediatamente o molusco irá recobrir esse corpo invasor com nácar, até que ele deixe de ser uma ameaça, formando uma pérola.

O processo de produção de uma concha pode levar até três anos, e por isso existem maneiras sintéticas ou artificiais de produzi-las. Além disso, há uma variedade de pérolas. Elas podem ser de água salgada, com formatos mais arredondados e clássicos, ou de água doce, com formatos irregulares. Com a criação de ostras em viveiros, também, é possível induzir o processo de criação de uma pérola, com ação humana.

Outra característica importante sobre as pérolas é que a cor delas pode variar, alternando entre o branco e o champagne. Há uma coloração muito rara, que é a da pérola negra, utilizada somente em joias muito exclusivas. Ainda assim, é possível alterar ligeiramente a cor natural de cada uma delas por processos de branqueamento ou de irradiação (tornar a pérola negra mais escura). 

Ou seja, a madrepérola é a matéria prima da pérola, estando presente na maioria das conchas de moluscos bivalves e sendo encontrada com facilidade. Já a pérola é produzida a partir de um mecanismo de defesa do animal, que pode ser ativado naturalmente ou com interferência humana. Mesmo que cada uma tenha as próprias características, as duas trazem o mar para mais perto de você.

Pérola e madrepérola na Plume Acessórios

Agora que você já sabe qual é a diferença entre pérola e madrepérola, está na hora de escolher a sua preferida e adquirir uma peça que carregue beleza, sofisticação e, claro, a natureza. Entre as nossas peças, temos pérolas em: Anel Lux Dourado, Bracelete Brasil Âmbar, Brinco Cascata Pérola Bruta e Colar Brasil Cianita Verde, entre outras. 

A madrepérola está presente em Colar Olho Grego e em Colar Movimento, entre outras. Essas e outras peças são uma opção muito refinada para qualquer produção, conferindo boas energias e um brilho discreto para o seu visual.

Também é possível encomendar uma joia personalizada, com pérola ou com madrepérola, do jeito que você sempre imaginou. Entre em contato conosco pelo Instagram ou pelo WhatsApp e nos conte tudo que você gostaria de ter em uma peça que carrega a beleza e a delicadeza do mar! 

Por Julia Gravalos Benini

Crédito da imagem: https://www.enoivado.com.br/curiosidades/supersticao-das-perolas-no-casamento/

Joias Plume

No posts found!

Tags:
Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Conteúdos pra você

Pesquisar

Posts recentes

Conteúdos mais publicados