A lapidação das pedras é uma importante etapa da criação de joias e semijoias. É por meio desse processo que vemos a verdadeira beleza da pedra vir à tona e a joia nascer.
Apesar de aparentemente simples, o procedimento exige muita precisão. Nele, encaixa-se a pedra na ponta de uma vareta chamada “dop”. Em seguida, ela é pressionada contra um disco giratório que é forrado com pó de diamante. Assim, molda-se a gema de acordo com o tipo de lapidação desejado. Pode-se comparar o processo à agulha de uma vitrola tocando um disco de vinil.
Na joalheria, são empregados diversos modos de lapidação. Cada um deles cria uma joia única e diferenciada. Abaixo, listamos alguns dos métodos mais utilizados. Continue lendo para conhecê-los.
Lapidação Brilhante
Brilhante é um adjetivo muito usado para se referir a uma joia. Além disso, usa-se a expressão como sinônimo para diamante. No entanto, esse também é um dos processos mais populares de lapidação.
De fato, a lapidação brilhante faz jus ao seu nome. Graças a ela, cria-se uma joia facetada, na qual assegura-se que o máximo de luz seja refletido em todos os seus ângulos.
Lapidação Cabochão
Antes do aprimoramento do corte de gemas, o cabochão era o método de lapidação padrão. Por meio deste processo, a gema é moldada e polida, em vez de facetada. Assim, tem-se como resultado uma pedra lisa.
Lapidação Navete
O nome navete vem do francês, significando pequeno barco. Desse modo, chama-se esse método assim porque ele cria uma joia em formato de elipse, que lembra um barquinho ou uma canoa.
Através dele, a joia fica um pouco mais comprida e com as duas extremidades pontiagudas.
Lapidação Briolet
Emprega-se bastante este tipo de lapidação em brincos e pingentes. Trata-se de um método de lapidação facetada. Isto é, ao lapidar-se a pedra, criam-se relevos no acabamento da joia. Isso dá a ela um requinte e um charme especial.
Lapidação Gota
Como o próprio nome já diz, essa lapidação transforma a pedra em uma joia com formato de… gota!
Com uma extremidade pontiaguda e outra arredondada, a lapidação cria uma joia delicada, excelente usar em pingentes ou então em brincos.
Lapidação Baguete
A lapidação baguete faz joias em formato retangular, com quatro pontas facetadas.
Esse modo exige muita precisão durante o processo do corte da gema. Dessa forma, quanto mais preciso for o corte, mais cara a joia.
Esse modelo de lapidação é um dos mais antigos e populares da joalheria. Ele começou a se popularizar no início do século XX, com os movimentos artísticos Art Déco e Art Nouveau.