Canudos reutilizáveis e seus benefícios para o meio-ambiente

Conheça a importância deste item, que será um dos mimos do mês de Julho na Plume

Já parou para pensar na origem do canudo e o porquê os canudos reutilizáveis vêm se tornando tão populares?

Com o crescimento da preocupação com a sustentabilidade, questiona-se o uso dos canudos de plástico. Afinal, eles ainda são tão necessários, quando comparados aos impactos negativos causados? Portanto, uma alternativa para a redução de danos é a troca pelos canudos reutilizáveis. Estes itens podem ser encontrados em vários materiais que não prejudicam o meio-ambiente.

Tendo isso em vista, a Plume presenteia você com um canudo reutilizável em aço inox, como mimo do mês de Julho! Afinal, o engajamento com causas sociais e a preocupação com o meio-ambiente são uns dos pilares dos valores da empresa. Abaixo, saiba mais sobre a importância dos canudos reutilizáveis e seus impactos positivos para o meio-ambiente.

Origem do canudo

Estima-se que o primeiro canudo foi criado pelos Sumérios, em 3.000 a.C. Nessa época, utilizava-se este item para evitar o consumo da sedimentação de certas bebidas, como a cerveja ou então o chá.

Acredita-se que esse canudo era semelhante às “bombas” usadas para chimarrão e tereré. Elas têm um filtro em sua base, impedindo a sucção de folhas de erva-mate.

A partir do final do século XIX, passa-se a produzir canudos plásticos em escala industrial. Isso porque sua produção é barata e rápida. No entanto, o material utilizado nesse processo é de difícil decomposição no meio-ambiente, causando impactos irreversíveis.

Por que usar canudos reutilizáveis?

Os canudos plásticos são feitos de polipropileno e poliestireno. Isto é, materiais não biodegradáveis e que levam milhares de anos para se decomporem. Calcula-se que a média de uso de um canudo seja de apenas quatro minutos. Isso é preocupante e assustador quando pensamos que seu impacto prolonga-se por milênios.

Atualmente, estima-se que 4% do lixo plástico seja formado por canudos plásticos. Além do mais, sua produção provoca o aumento do consumo de petróleo. Ou seja, consome-se mais de uma fonte não renovável.

Infelizmente, mesmo se descartado corretamente, os canudos de plástico representam um risco. Isso acontece porque eles podem “escapar” dos aterros devido à ação do vento, já que são bastante leves.  Carregados pelas chuvas, eles chegam até rios e mares, ameaçando a fauna marinha. É possível que que 90% das espécies marinhas já tenha ingerido plástico. 

Os canudos reutilizáveis

No entanto, não faltam alternativas de canudos reutilizáveis e biodegradáveis hoje em dia! Os canudos reutilizáveis podem ser encontrados em várias formas, como em bambu, papel biodegradável ou até mesmo em vidro.

O mimo do mês de Julho da Plume é um canudo reutilizável em aço inox. Feito para durar (assim como nossas joias!), este item mudará seu jeito de consumir.

Graças à sua praticidade e facilidade de limpeza, ele passará a fazer parte da sua vida, podendo ser levado aonde você for. Assim, contribui-se para um mundo mais sustentável e consciente!

Créditos da imagem: E-Cycle.

Por: Gabriel Nunes

 

 

 

Joias Plume

No posts found!

Tags:
Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Conteúdos pra você

Pesquisar

Posts recentes

Conteúdos mais publicados