Saiba a origem desse dia emblemático
O Dia das Mães é uma das ocasiões mais importantes do ano. Nesse dia, retribuímos todo o carinho, o afeto e o amor que temos pela mulher que sempre esteve ao nosso lado, tanto nos melhores quanto nos piores momentos.
Mas você já se perguntou a respeito da origem dessa data tão emblemática? Descubra abaixo o surgimento desse dia especial no Brasil e no mundo todo!
Origens
Embora a data seja conhecida como uma criação do Século XX, registros apontam que na Antiguidade festivais ocorriam em homenagem às figuras maternas.
Na Grécia Antiga (apesar de não receber o nome de Dia das Mães) celebrava-se uma festividade voltada à entidade Reia, Mãe dos deuses. O festival coincidia com o primeiro dia de primavera.
Com o tempo, a celebração passou por algumas alterações. No entanto, continuou-se a ser comemorada pelo Império Romano, com homenagens à Cibele, também conhecida por Magna Mater, ou A Grande Mãe.
Já no Século XVII, na Europa, reservava-se o quarto domingo de Quaresma como ocasião para homenagear Virgem Maria. Dessa forma, o dia tornou-se conhecido por Domingo das Mães.
Na modernidade
Criada oficialmente por Anna Maria Jarvis, nos Estados Unidos, o Dia das Mães foi uma forma de Jarvis homenagear a mãe dela, a ativista Ann Jarvis, que faleceu em 9 de maio de 1905.
Desde a morte da mãe, Anna lutou para que a data fosse reconhecida como feriado. No entanto, oficializou-se o dia somente em 1914, por meio do presidente Woodrow Wilson. Dessa forma, o Congresso estadunidense determinou que o segundo domingo de Maio seria a data da celebração, que em seguida se popularizou em outros países.
Assim, o Dia das Mães tornou-se uma data festejada ao redor do mundo. Porém, o dia varia de um lugar para outro. Nas Américas, e em grande parte dos países da Europa, comemora-se no segundo domingo de Maio. Por outro lado, na Argentina e na Rússia, celebra-se o feriado em outubro.
Chegada ao Brasil
Aqui no Brasil, comemoramos o Dia das Mães no segundo domingo do mês de Maio.
Segundo historiadores, celebrou-se a ocasião pela primeira vez em terras brasileiras em 12 de maio de 1918. A festividade aconteceu por meio da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
No entanto, oficializou-se o feriado somente nos anos 1930. Por meio do Decreto nº 21.366, o então presidente Getúlio Vargas criou o Dia das Mães em 5 de maio de 1932, como forma de celebrar os “sentimentos e virtudes” do amor materno.
O Dia das Mães foi mais uma conquista do movimento feminista brasileiro, que no mesmo ano conseguiu outro importante marco em sua luta: o sufrágio universal feminino no Brasil.
Kits Plume
Depois de aprender um pouquinho a respeito dessa ocasião tão importante, encante-se com os kits que preparamos para o Dia das Mães de 2021! Complemente-o ainda com uma de nossas joias exclusivas! Assim, torne essa data inesquecível. Veja as opções!
Para a mãe que merece um bom descanso, indica-se o Kit Dia das Mães 1. Caso ela prefira deixar a casa bem limpinha e perfumada, o Kit Dia das Mães 2 é mais do que ideal. Por outro lado, se sua mãe é o tipo de pessoa que gosta de uma boa festa, aposte no Kit Dia das Mães 3.
Além disso, temos opções especiais para as mães chocólatras. Com o Kit Dia das Mães – Carole Crema 1 você poderá escolher uma joia para acompanhar dois chocolates dessa doceira incrível. Já o Kit Dia das Mães – Carole Crema 2 conta com nosso belíssimo Colar Ponto de Luz Ametista.
Por Gabriel Nunes