facebook pixel

Entrar

Cadastre-se

Um link para definir uma nova senha será enviado para seu endereço de e-mail.

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Saber meu tamanho de anel

Dia dos Namorados no Brasil: conheça a história por trás da data

Entenda as origens dessa celebração

Quando chega Junho, duas celebrações vêm à mente dos brasileiros: Festa Junina e Dia dos Namorados!

Mas você sabia que o Dia dos Namorados no Brasil acontece em um data completamente diferente do restante do mundo?

Continue lendo para entender mais por que aqui é assim!

A origem do Dia dos Namorados

Em países do hemisfério norte, celebra-se o Dia dos Namorados no mesmo Dia de São Valentim. Isto é, em 14 de fevereiro.

Valentim foi um padre romano, condenado à morte pelo imperador Cláudio II no século III d.C. Isso aconteceu pois o padre recusou-se a obedecer às ordens do imperador, que havia proibido a realização dos casamentos. Para ele, homens casados não davam bons soldados.

No entanto, Valentim seguiu organizando e celebrando matrimônios. Após ser descoberto, acabou preso e condenado à morte, o que teria acontecido no mês de fevereiro.

Na prisão, apaixonou-se por uma moça, com quem se correspondeu por meio de cartas. Assim, esta seria uma das explicações prováveis para a origem do correio elegante.

Somente dois séculos mais tarde, Valentim é reconhecido como santo pelo papa Gelásio, tornando-se ainda um símbolo dos casais apaixonados.

A festa de Lupercalia

Além dessa explicação, outra possível origem da data está em uma festa romana pagã chamada Lupercalia.

Celebrado em fevereiro, o festival representava a chegada da primavera. Dessa forma, prestavam-se homenagens a deusas mitológicas relacionadas ao amor e à paixão.

Posteriormente, o festival seria banido pela Igreja Católica. Assim, é possível que o Dia de São Valentim tenha sido criado como forma de substituir a celebração pagã.

O Dia dos Namorados no Brasil

Já no Brasil, a data acontece em um dia diferente, em 12 de junho. Apesar de ser um país de maioria católica, não temos o costume de celebrar o Dia de São Valentim.

Por outro lado, criou-se a data no Brasil com fins comerciais. Ela seria uma forma de melhorar a economia no mês de junho, considerado até então fraco para negócios.

Idealizado pelo empresário João Dória (pai do político de mesmo nome), o primeiro Dia dos Namorados aconteceu no Brasil em 1949. A campanha trazia o slogan no mínimo curioso: “Não é só com beijos que se prova o amor”.

Entretanto, não se escolheu a data ao acaso. 12 de junho marca a véspera do Dia de Santo Antônio, também conhecido como o “santo casamenteiro”.

Dia dos Namorados na Plume

Pensando na ocasião, a Plume preparou uma surpresa para você presentear quem tanto ama, em parceria com o Empório Finestra e a We Flores.

Monte uma cesta com alimentos de ótima qualidade e flores perfumadas. Além disso, inclua duas pulseiras: uma masculina, outra feminina. Saiba mais em nosso Instagram!

Créditos imagem: Unsplash

Por Gabriel Nunes

Joias Plume

Tags:
Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Conteúdos pra você

X
Abrir conversa
1
Olá, tudo bom?
Qualquer dúvida, fique à vontade para me chamar aqui.