Anualmente, celebra-se o movimento Outubro Rosa. Cada vez mais popular, ele tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama (e também, mais recentemente, sobre o de colo de útero).
Assim, realizam-se, ao longo do mês, inúmeras campanhas sociais que procuram alertar sobre a importância do exame periódico e os perigos dessa doença..
Leia mais para entender a importância desta data!
Como surgiu o Outubro Rosa?
Nos anos 1990, a instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation criou o evento Corrida pela Cura. O objetivo da campanha era levantar dinheiro para as pesquisas da fundação, uma das principais dos Estados Unidos que atua na prevenção e luta contra o câncer de mama.
Despertando a atenção das pessoas para a causa, a campanha foi um sucesso e popularizou-se. Graças à sua difusão pelo mundo, decidiu-se que a data deveria ser realizada anualmente. Assim, Outubro foi escolhido como o mês no qual se realizariam campanhas a fim de informar e prevenir contra a doença de maior incidência em mulheres no mundo.
Mais recentemente, o Outubro Rosa incorporou também a conscientização para o câncer do colo de útero. Além do mais, em 2018, a data foi reconhecida por meio de Lei Federal.
O que é o câncer de mama
O câncer de mama é um tumor maligno que se forma e ataca as células das mamas das mulheres e (raramente) dos homens.
O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo no seio. Geralmente indolor, este caroço pode ser duro e irregular ou então de consistência branda e definida.
Além disso, outros sinais indicativos da doença são manchas na região, dor, inversão do mamilo e secreção. Também, esses sinais podem ser acompanhados pelo aparecimento de linfonodos na axila.
Como previni-lo?
Deve-se atentar-se à reincidência de casos familiares, já que existem indicativos de uma forte associação entre câncer e hereditariedade.
Lembre-se de que é possível previnir-se do câncer de mama. Segundo o Instituto Oncoguia, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 95% dos casos.
Portanto, faça periodicamente a mamografia. Além disso, o autoexame por meio do toque na região também tem uma grande importância na identificação precoce do câncer. Percebendo qualquer anomalia na região, procure auxílio médico o mais rápido que puder. Afinal, quanto mais cedo tratado, mais eficaz o tratamento.