facebook pixel

Entrar

Cadastre-se

Um link para definir uma nova senha será enviado para seu endereço de e-mail.

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Saber meu tamanho de anel

Outubro Rosa. Saiba mais sobre essa campanha

Anualmente, celebra-se o movimento Outubro Rosa. Cada vez mais popular, ele tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama (e também, mais recentemente, sobre o de colo de útero).

Assim, realizam-se, ao longo do mês, inúmeras campanhas sociais que procuram alertar sobre a importância do exame periódico e os perigos dessa doença..

Leia mais para entender a importância desta data!

Como surgiu o Outubro Rosa?

Nos anos 1990, a instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation criou o evento Corrida pela Cura. O objetivo da campanha era levantar dinheiro para as pesquisas da fundação, uma das principais dos Estados Unidos que atua na prevenção e luta contra o câncer de mama.

Despertando a atenção das pessoas para a causa, a campanha foi um sucesso e popularizou-se. Graças à sua difusão pelo mundo, decidiu-se que a data deveria ser realizada anualmente. Assim, Outubro foi escolhido como o mês no qual se realizariam campanhas a fim de informar e prevenir contra a doença de maior incidência em mulheres no mundo.

Mais recentemente, o Outubro Rosa incorporou também a conscientização para o câncer do colo de útero. Além do mais, em 2018, a data foi reconhecida por meio de Lei Federal.

O que é o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que se forma e ataca as células das mamas das mulheres  e (raramente) dos homens.

O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo no seio. Geralmente indolor, este caroço pode ser duro e irregular ou então de consistência branda e definida.

Além disso, outros sinais indicativos da doença são manchas na região, dor, inversão do mamilo e secreção. Também, esses sinais podem ser acompanhados pelo aparecimento de linfonodos na axila.

Como previni-lo?

Deve-se atentar-se à reincidência de casos familiares, já que existem indicativos de uma forte associação entre câncer e hereditariedade.

Outro meio de prevenção primária é por meio da alimentação saudável, a prática de atividades físicas e a redução ou abstinência do consumo de álcool.

Lembre-se de que é possível previnir-se do câncer de mama. Segundo o Instituto Oncoguia, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 95% dos casos.

Portanto, faça periodicamente a mamografia. Além disso, o autoexame por meio do toque na região também tem uma grande importância na identificação precoce do câncer. Percebendo qualquer anomalia na região, procure auxílio médico o mais rápido que puder. Afinal, quanto mais cedo tratado, mais eficaz o tratamento.

 

 

 

 

 

Joias Plume

Tags:
Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Conteúdos pra você

X
Abrir conversa
1
Olá, tudo bom?
Qualquer dúvida, fique à vontade para me chamar aqui.