facebook pixel

Entrar

Cadastre-se

Um link para definir uma nova senha será enviado para seu endereço de e-mail.

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Saber meu tamanho de anel

Pontos do brilhante: veja o que são e como medi-los

Aprenda como medir os pontos de um brilhante

 Quem nunca sonhou em ter um anel de brilhantes para chamar de seu? Ou uma joia com um diamante que pudesse ser visto à distância? A beleza clássica de um anel, de um colar, de um brinco ou de uma pulseira está no brilho que essas peças podem apresentar. No entanto, brilhantes e diamantes não são a mesma coisa, e é preciso aprender sobre cada um deles antes de descobrir como medir os pontos de um brilhante.

Diamante é o nome de uma pedra preciosa. Se você tivesse que imaginá-lo, provavelmente pensaria em um formato próximo a um losango, mas na natureza o diamante é bem diferente disso, e se assemelha mais a um pedaço de vidro. A forma bem definida da pedra só é adquirida depois que ela é lapidada. E brilhante é um dos tipos de lapidação que a pedra pode receber.

A lapidação brilhante é uma das mais conhecidas porque as 58 facetas resultantes desse processo destacam o brilho que o diamante bruto escondia. Na parte de cima da pedra, é possível identificar um formato arredondado, enquanto na parte inferior a forma é afunilada, permitindo que a peça encaixe em uma base. Porém, preste atenção: nem todas as lapidações arredondadas de um diamante são uma lapidação brilhante!

 

Como medir os pontos de um brilhante?

Uma vez que você já sabe que brilhante é um tipo de lapidação do diamante, deve entender o que são os quilates e os pontos dos quais falam ao se referir a uma peça desse tipo. Assim, você saberá exatamente o que identificar na pedra preciosa ao adquiri-la para si ou para outra pessoa!

Os quilates e os pontos dizem respeito às medidas de peso de um diamante. Um quilate equivale a 100 pontos, enquanto que um ponto equivale a 0,001 quilates. É provável que você encontre essa informação na peça como um número acompanhado de “ct”. Essa é a abreviação da palavra “carat”, quilate em inglês, e indica qual é o peso da pedra lapidada. 

Quanto mais quilates e pontos um diamante tiver, mais precioso e mais caro ele será. Nas joalherias, em geral, utiliza-se pedras com menos de um quilate. Então, para facilitar o entendimento do peso de cada uma delas, adota-se a medida em pontos. Se você encontrar uma peça de 25 pontos, por exemplo, saberá que ela pesa 0,25 quilates. 

Para calcular a quantidade de pontos de um brilhante, você só precisa ter em mente a conversão que apresentamos anteriormente, de que 1 ct (quilate) = 100 pontos, e de que 1 ponto = 0,001 ct (quilates). Sendo assim, você deve multiplicar a quantidade de pontos por 0,001 para saber quantos quilates o diamante pesa, ou multiplicar a quantidade de quilates por 100, para identificar quantos pontos o diamante pesa.

Seguindo as fórmulas apresentadas, observe o exemplo: imagine um diamante com lapidação brilhante de 50 pontos. Para saber quantos quilates ele pesa, faremos 50 vezes 0,001, o que resulta em 0,05 quilates. Em outro caso, um diamante de 2 quilates pesará 200 pontos, uma vez que 2 vezes 100 é igual a esse valor.

Para ter uma melhor visualização do tamanho do diâmetro de acordo com os pontos, ficaria assim:

-brilhante de 1 ponto teria aproximadamente de 1,30 a 1,35mm

-brilhante de 5 pontos seria de 2,30 a 2,40mm

-brilhante de 10 pontos cerca de 2,90 a 3,00mm

-brilhante de 15 pontos teria de 3,4 a 3,5mm

-brilhante de 20 pontos aproximadamente 3,8mm

-brilhante de 50 pontos cerca de 5,00mm

Com a Plume Acessórios, é possível produzir uma joia artesanal e personalizada com diamantes com lapidação brilhante com quantos pontos ou quilates você desejar. Entre em contato conosco e transforme seu sonho em realidade. Ilumine-se com uma pedra preciosa que é a melhor amiga das mulheres!

Por Julia Gravalos Benini

Joias Plume

Tags:
Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Conteúdos pra você

X
Abrir conversa
1
Olá, tudo bom?
Qualquer dúvida, fique à vontade para me chamar aqui.