Saiba como diferenciar joia, semi-joia e bijuteria.

Diferenças entre joia, semi-joia e bijuteria

Nas suas gavetas e nos seus porta-joias, é possível que você tenha peças que foram produzidas com vários tipos de materiais, sendo alguns mais nobres do que os outros. Mas você sabe quais são as diferenças entre joia, semi-joia e bijuteria? A seguir, saiba como diferenciar seus acessórios!

 

Bijuterias

As bijuterias, em geral, aparecem em maior quantidade entre os nossos acessórios. São peças de baixo custo, que podem ser compradas até na rua e que apresentam os mais diferentes materiais. Não há como negar que muitas bijuterias apresentam um design único e original, capaz de destacar uma produção básica, embora o acabamento e a durabilidade das peças deixe a desejar.

Entre as bijuterias que incluem pequenos brinquedos (como brincos de dinossauros ou de insetos), as que apresentam penas ou escamas e aquelas que são produzidas a partir de um emaranhado de linhas, no entanto, esconde-se um risco para a saúde. 

Nos Estados Unidos da América e na Europa, por exemplo, existem restrições quanto à produção de peças utilizando cádmio, um metal pesado que pode causar câncer. No Brasil, em 2016,  o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia ) determinou limites para a concentração desse tipo de componente nas bijuterias, mas sem uma fiscalização adequada não é possível realizar uma compra segura.

Ainda que as bijuterias sejam uma opção em conta para as pessoas que querem acessórios diferenciados e que não envolvam apego emocional, visto que irão se deteriorar mais rápido, é importante avaliar a origem dos materiais utilizados na produção das peças, para que o barato não saia caro no futuro.

 

Semi-joias

As semi-joias são uma alternativa de maior qualidade em relação às bijuterias e de baixo investimento em relação às joias. Elas são a solução para quem quer uma peça que tenha um design interessante e que dure por mais tempo do que uma bijuteria, mas esse tipo de acessório não apresenta metais nobres (prata e ouro) na composição principal.

Na maioria dos casos, as semi-joias são produzidas em uma base de latão e são folheadas com um metal nobre, de forma a imitar uma joia. Esse processo é o que confere às peças maior durabilidade do que as bijuterias, mas ainda não garante a durabilidade de uma joia. Com o tempo e com a frequência do uso, é comum que a semi-joia descasque e que a base na qual foi feita apareça cada vez mais. 

Uma pessoa que deseja realizar um baixo investimento para obter um acessório com um bom acabamento encontrará na semij-joia uma opção vantajosa, mas é importante ter consciência de que a aparência da peça no momento da aquisição talvez não permaneça por muito tempo.  

 

Joias

As joias são a melhor aquisição em questão de custo-benefício. Ainda que o investimento para esse tipo de acessório seja mais alto do que nas outras opções, você irá perceber que o preço pago compensa. Essas peças são produzidas com metais nobres, como prata e ouro, apresentam um design elaborado e alta durabilidade, podendo ser transmitidas de geração para geração.

Uma vantagem de adquirir joias de prata é que o custo delas é mais baixo em relação às peças de ouro, mesmo sendo um metal nobre. Então, se você quer uma peça com design e com qualidade garantida, mas não pode gastar muito, um acessório de prata é a melhor opção.

Por outro lado, as joias de ouro representam não só a qualidade e a beleza de uma peça valiosa, mas também um investimento. Para o mercado financeiro, o ouro é considerado um ativo real e um produto escasso, funcionando, assim como o dólar, como uma proteção para os investidores de longo prazo. O ouro não irá desvalorizar com o tempo, e muitas pessoas o compram na bolsa de valores.

Nesse sentido, embora as joias tenham um custo mais alto, essa diferença é compensada pelo valor agregado à peça, pelos materiais utilizados na produção do acessório e pela durabilidade do produto. 

A Plume Acessórios trabalha apenas com joias. Todas as nossas peças são produzidas com metais nobres, e fornecemos o banho de ouro vitalício dos acessórios que comercializamos. Além disso, você pode nos contatar para produzir uma joia personalizada, como você sempre sonhou, que tenha significado para você e/ou para quem você ama. 

Se você já tem uma joia que precisa de uma atualização, fale conosco para avaliarmos como essa peça pode ser ressignificada e transformada em um novo acessório. Invista em uma joia artesanal, de qualidade assegurada, de alto valor agregado, com um design inovador e que, acima de tudo, irá durar para sempre.

Por Julia Gravalos Benini

Joias Plume

No posts found!

Tags:
Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Conteúdos pra você

Posts recentes

Conteúdos mais publicados