Upcycling: conheça o conceito e a sua importância

O Upcycling é um processo no qual são reaproveitadas peças para a criação de um produto completamente novo. Cada vez mais presente, essa técnica pode ser aplicada a roupas, acessórios, móveis e jóias.

Continue lendo para entender melhor esse processo e saiba como ela integra os pilares da Plume.

Como funciona o Upcycling?

O termo vem sendo usado pelo menos desde os anos 1990. Trata-se de uma forma consciente de consumo, na qual produtos existentes servem de matéria-prima para a confecção de novos.

Apesar da semelhança, não se deve confundi-lo com a reciclagem. Enquanto este método leva à criação de um novo ciclo para o material descartado, o upcycling prevê a valorização do ciclo existente.

Em outras palavras, produtos que iriam para o lixo ou que já não eram mais utilizados são ressignificados. Por sua vez, isso agrega valor ao material reaproveitado, algo pode não acontecer na reciclagem.

A importância do Upcycling

Como esse processo faz uso de materiais existentes, não há necessidade de buscar matérias-primas para gerar algo novo. Portanto, reduz-se a poluição do ar e da água, bem como o consumo de energia.

Embora seja aplicado em outros setores, é na moda em que esse conceito tem ganhado mais repercussão. Isso porque, entre os principais motivos, está a imensa quantidade de tecidos produzidos e não aproveitados.

De acordo com um levantamento da instituição Ellen MacArthur Foundation, anualmente a indústria da moda gera 53 milhões de toneladas de fibras têxteis, das quais 70% acaba em aterros sanitários.

Na Plume

Para nós, essa técnica carrega dois sentidos. Ambos estão atrelados diretamente aos nossos pilares enquanto marca.

Utilizamos o Upcycling na confecção das alianças de casamento da criadora da Plume, Ana Sottano, as quais foram feitas a partir dos anéis dos pais dela.

Assim, além de gerar o consumo consciente, o Upcycling atribui novos significados ao que já existe. Isto é, através desse processo, criam-se objetos únicos e exclusivos.

Tem alguma joia antiga parada na sua gaveta? Que tal dar um novo significado a ela? Além de contribuir para o consumo consciente, você estará criando uma joia personalizada e única. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Joias Plume

No posts found!

Tags:
Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Conteúdos pra você

Posts recentes

Conteúdos mais publicados