facebook pixel

Entrar

Cadastre-se

Um link para definir uma nova senha será enviado para seu endereço de e-mail.

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Saber meu tamanho de anel

Upcycling: entenda por que incorporar o reaproveitamento de produtos

Fique por dentro do upcycling, conceito de reaproveitamento

Upcycling é um conceito que surgiu em 1990 e que pode se aplicar a muitos âmbitos das nossas vidas. Também chamado de reutilização criativa, esse processo tem como mote adotar novos usos para produtos que perderam a utilidade original. A partir dessa técnica também é possível criar outras peças, com funções distintas das que eram atribuídas a algo anteriormente. É como “dar um up” ou trazer uma cara nova para um objeto.

A incorporação do upcycling é importante porque a partir disso somos capazes de desenvolver uma economia circular, que reproduz o ciclo de vida que vemos na natureza. Observe: depois que uma planta cresce, reproduz-se e morre, os vestígios dela servem de insumos para que novas plantas passem pelo mesmo processo. E podemos fazer isso com os produtos que consumimos!

Na economia circular, uma peça é fabricada, utilizada e depois retorna para outra produção. O que prevalece no mundo, por enquanto, é a economia linear, a partir da qual algo é fabricado, utilizado e descartado. Esse tipo de economia funciona em um sistema capitalista que incentiva o consumo de forma impulsiva e descontrolada. Em vez de usar a própria criatividade para encontrar usos diferentes para uma peça antiga, é mais provável que uma pessoa a descarte e compre uma nova.

Uma evidência disso é uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), de 2018. O levantamento apontou que os consumidores conscientes do que compram correspondem a 31% dos brasileiros, contra uma maioria que apresenta hábitos de consumo que não condizem com uma tentativa de reduzir a quantidade de resíduos que produzidos.

Nesse sentido, é essencial que sejamos capazes de analisar tudo aquilo que compramos e que descartamos, de forma a alterar nossos hábitos e fazer parte de uma sociedade mais consciente do próprio futuro e do futuro das próximas gerações. O upcycling pode ser aplicado em roupas que você não usa mais e que se tornam novas peças, em garrafas e embalagens que se transformam em elementos de decoração e em muitos outros setores da sua vida!

O upcycling é uma técnica que funciona até para joias. Se você tem uma peça que é importante para você mas que não serve mais, que não combina mais com você ou que não atende ao seu gosto pessoal, antes de descartá-la ou de deixá-la escondida em uma gaveta pense duas vezes. Com a Plume Acessórios, você pode transformar a sua joia em uma nova peça, que faça sentido para você e que carregue um significado inesquecível.

Entre em contato conosco, por direct do Instagram ou por WhatsApp, e nos diga qual é a peça que você deseja transformar. Assim, você vai incorporar o conceito de reutilizar de forma criativa aquilo que aparentemente não tem mais uso para você. Seja mais consciente e transforme a sociedade em que vivemos! 

Veja como ressignificar sua joia no vídeo abaixo:

Por Julia Gravalos Benini

Crédito da imagem: https://sucessopedemais.com/nova-moda-upcycling/

Joias Plume

Tags:
Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Conteúdos pra você

X
Abrir conversa
1
Olá, tudo bom?
Qualquer dúvida, fique à vontade para me chamar aqui.