facebook pixel

Entrar

Cadastre-se

Um link para definir uma nova senha será enviado para seu endereço de e-mail.

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Saber meu tamanho de anel

10 formas simples e criativas de preservar joias

Aumente a durabilidade dos seus acessórios com 10 utensílios criativos

Ao adquirir uma joia, queremos que o acessório dure para sempre, exatamente com a mesma aparência de quando foi comprado. É assim que mantemos as nossas memórias de um momento especial, além de termos a certeza de que o acessório que compramos ou que ganhamos poderá ser usado em qualquer ocasião, sem a necessidade de fazer reparos na peça. 

 

A durabilidade de uma joia depende da qualidade dos materiais usados para produzi-la e do cuidado com o armazenamento da peça. Mesmo os acessórios que são feitos de ouro precisam ser protegidos da ação do tempo, do atrito com outras peças e de possíveis nós, no caso dos colares e das pulseiras. 

 

As caixas de madeira com divisórias e interior de veludo são as mais tradicionais para guardar os acessórios delicados. O exterior rígido desse tipo de caixa impede que as joias sejam danificadas caso ela caia ou raspe no armário, por exemplo. Por outro lado, o interior macio é responsável por proteger as peças do atrito entre si e do atrito com a própria caixa. Com as divisórias, é possível separar e organizar as peças.

 

No entanto, não são todas as pessoas que têm a oportunidade de guardar seus acessórios nas caixas tradicionais. Ainda assim, isso não deve ser um impedimento para manter as joias sempre conservadas. A seguir, veja quais são as maneiras criativas de guardar os seus acessórios com materiais que você tem em casa!

 

1) Caixas de remédios

 

Para organizar os acessórios pequenos, como brincos e anéis, você pode usar caixas de remédios. Elas são ideais para deixar as peças afastadas umas das outras, evitando que o atrito entre elas provoque riscos na superfície das joias. Se quiser incrementar, use um tecido para forrar as divisórias, protegendo as peças do contato direto com o plástico.

 

2) Caixas de presentes

 

Quando ganhamos presentes, nem sempre sabemos o que fazer com as caixas. Aquelas que apresentam divisórias podem ganhar uma nova utilidade: porta-joias. Se o material delas não for muito resistente, cuide para que não fiquem em um lugar muito alto ou exposto ao sol e ao vento. 

 

3) Formas de gelo ou de silicone

 

Na cozinha, também encontramos alguns utensílios que podem ser úteis na hora de guardar as joias. O primeiro deles é a forma de gelo, que funciona perfeitamente como uma divisória para guardar peças como brincos e anéis. As formas de silicone, usadas para fazer muffins ou cupcakes, por exemplo, também cumprem essa função. Se você colocar algumas dessas forminhas em uma gaveta vazia, automaticamente esse espaço sem uso passará a ter divisórias para guardar seus acessórios.

 

4) Alfinetes

 

Os alfinetes não precisam ficar restritos às caixas de costura. Para organizar os seus colares, você pode prender os fechos das correntes na haste mais fina de um alfinete. Mesmo que você coloque várias correntes no mesmo alfinete, pode ter certeza de que elas não vão enrolar uma na outra. Faça o teste!

 

5) Cabides com ganchos

 

Os colares são peças difíceis de armazenar porque podem formar nós nas correntes. É importante que eles sejam guardados longe de outras peças, em um local próprio. Se você tem um armário com poucas roupas penduradas, escolha um cabide e coloque pregos ou ganchos na parte reta dele. Depois, pendure cada colar em um gancho específico, mantendo-o esticado e longe das outras correntes.

 

6) Canudos ecológicos

 

Com os problemas ambientais que os canudos de plástico trouxeram para a vida marinha, os canudos ecológicos se tornaram populares. Porém, o uso deles não está restrito ao ato de beber alguma coisa. Para organizar colares, por exemplo, é um utensílio precioso. Limpe o canudo ecológico e abra o colar que você quer guardar. Passe uma das pontas da corrente por dentro do canudo e feche assim que chegar ao outro lado. Armazene a corrente em uma gaveta vazia, ou com algum espaço lateral ou horizontal.

 

7) Botões de roupas

 

Os botões de roupas são outro utensílio que pode ajudar na organização dos seus acessórios. Os brincos pequenos muitas vezes acabam separados de seus pares. Se você prendê-los nos furos opostos de um botão, porém, esse problema não irá acontecer de novo. Com os dois brincos de um par presos no mesmo botão, será mais fácil localizá-los na hora de usar, além de evitar o atrito com outras peças. 

 

8) Expositores

 

Se você tem uma joia ou uma semijoia que usa todos os dias, os expositores são uma ótima opção prática e decorativa. Eles estão disponíveis em formatos de árvores, de animais ou abstratos, e permitem que você pendure ou prenda seus acessórios com elegância e sutileza. É importante que eles não fiquem expostos por longos períodos, já que o sol pode desbotar as peças. 

 

9) Saquinhos para as pérolas

 

As pérolas merecem um cuidado especial na hora de serem guardadas. Saquinhos de tecido maleável e macio são ideais para armazenar esse tipo de joia ou semijoia. Se você não tiver um, embrulhe as pérolas em um tecido com as mesmas características do saquinho. Assim, as pérolas não ficarão riscadas e amareladas com o tempo.

 

10) Sachê com bolinhas de sagu

 

A umidade é um problema que pode comprometer a durabilidade de um acessório. As peças podem escurecer ou perder o brilho. Uma forma simples e criativa de combater esse problema é com um sachê com bolinhas de sagu. Coloque o saquinho dentro do local onde você guarda joias e outros acessórios e deixe o sagu absorver toda a umidade, mantendo a aparência original das peças.

 

Agora que você já conhece 10 formas de preservar os seus acessórios, basta escolher aquela que melhor se encaixa na sua casa e na sua rotina. Faça suas joias e seus acessórios durarem para sempre!

 

Por Julia Gravalos Benini

Joias Plume

Tags:
Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Conteúdos pra você

X
Abrir conversa
1
Olá, tudo bom?
Qualquer dúvida, fique à vontade para me chamar aqui.