Surpreenda-se com a simbologia e as diversas interpretações
Você sabia que existe um significado dos anéis em cada dedo? Além disso, essa simbologia pode variar, apresentando novos e diferentes significados de acordo com cada cultura, personalidade e crença.
Abaixo, preparamos uma lista com algumas simbologias explicando o que esse adereço popular quer dizer, a partir do dedo em que está sendo usado. Surpreenda-se!
Significado dos anéis no dedo polegar
De acordo com os especialistas em quiromancia, o dedo polegar está associado à força de vontade. Portanto, utilizar o anel nesse dedo, ajudará a potencializar essa característica.
Além disso, usar anel no dedo polegar evidencia uma personalidade forte. Isso porque, o dedo opositor é comumente associado ao ego pelos especialistas em leitura das linhas das mãos.
Dessa forma, a pessoa que escolhe embelezar seu dedo opositor com esse adereço tem uma personalidade forte e grande domínio sobre a própria vida.
Significado dos anéis no dedo indicador
Usar anel no dedo indicador pode ter muitas simbologias e interpretações. Para os profissionais na leitura de mãos, esse dedo é associado à autoridade e à ambição.
Por isso, não é nada incomum deparar-se com gravuras em livros de história de reis e outras personalidades importantes utilizando grandes e belos anéis nesse dedo também conhecido como “fura-bolo”.
Já para a cultura judaica, o indicador simboliza o compromisso amoroso. Por isso, os judeus utilizam as alianças nesse dedo como forma de selar o matrimônio.
Significado dos anéis no dedo médio
Aqui, o polêmico dedo médio tem uma simbologia bastante distinta daquela pela qual se tornou popular.
Na verdade, por estar localizado no “meio” das nossas mãos ele representa responsabilidades, metas e restrições. Ele ainda é considerado o símbolo do equilíbrio, da segurança e da sabedoria.
Quem escolhe utilizar um anel no dedo médio pode ser uma pessoa em busca de estabilidade na vida. Para os chacras, as pessoas que usam anel nesse dedo são normalmente mais receptoras que doadoras.
Significado dos anéis no dedo anelar
Na nossa cultura ocidental, usar anéis no dedo anelar está associado a compromissos amorosos, como namoro, noivado e casamento.
Isso é explicado por um mito, bastante difundido desde a Grécia Antiga. Segundo essa crença, existiria uma veia que sairia do dedo anelar diretamente para o coração, sendo conhecida como “vena moris”. Assim, os amantes que usassem anel nesse dedo estariam conectados para sempre.
Além de simbolizar um compromisso, o anel no dedo anelar manifesta afeto e positividade. Assim, aqueles que o usam nesse dedo, são pessoas em busca de uma vida mais leve e otimista.
Significado dos anéis no dedo mínimo
Por muito tempo, esse dedo foi reservado para o uso de anéis com símbolos e brasões de família. Não é raro encontrá-lo no mercado na forma de sinete, isto é: com a superfície longa e achatada.
Isso acontece porque antigamente esse tipo de anel era utilizado para selar e autenticar documentos e cartas, deixando a marca na cera utilizada para fechar o envelope de cartas.
O anel no mindinho, ao ser usado na mão direita, está associado ao conhecimento. Não é nada incomum ver pessoas utilizarem no dedo mínimo o anel com a pedra ou o símbolo da área do conhecimento em que se graduaram.
Já para os especialistas em quiromancia, o mindinho é o dedo que rege os relacionamentos. Assim, acredita-se que usar o anel nesse dedo pode ajudar na vida conjugal – e também nas relações comerciais.
Apesar das diversas interpretações e simbologias que existe, quem melhor decide o significado de cada anel é você! Por isso, use-os da maneira que preferir: seja pelo estilo, seja pelo conforto.
Por Gabriel Nunes de Azevedo