facebook pixel

Entrar

Cadastre-se

Um link para definir uma nova senha será enviado para seu endereço de e-mail.

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Saber meu tamanho de anel

Por que Maio é o Mês das Noivas?

Saiba a história por trás da celebração

Todo mundo sabe: quando chega Maio, chovem casamentos! As pessoas disputam datas em casas de festas e igrejas, que inevitavelmente se preparam para receber os inúmeros pedidos de comemorações.

No entanto, você já se perguntou por que Maio é considerado o Mês das Noivas e dos casamentos?

Existem teorias que explicam o simbolismo da data. Abaixo, nós separamos algumas delas! Saiba mais!

O Mês das Noivas no hemisfério norte

No hemisfério norte, Maio marca o início da primavera. Trata-se de uma época conhecida pelo florescimento e renascimento, o qual é associado tanto à natureza quanto ao espírito.

Algumas teorias remontam a origem da data à Idade Média. Como no hemisfério norte os invernos são rígidos e marcados pelas baixíssimas temperaturas, a vida das pessoas tornava-se mais difícil do que o normal durante os meses invernais.

Dessa forma, celebrações ao ar livre tornavam-se impossíveis devido ao clima. As colheitas acabavam prejudicadas e até mesmo os banhos viravam uma tarefa excruciante — embora a Idade Média seja conhecida pela higiene precária das pessoas. Afinal, naquela época não havia água encanada, calefação, muito menos eletricidade!

Com o início da primavera, retomava-se a vida ao ar livre. Além disso, ocorria o primeiro banho anual! Portanto, é possível que a data associe-se ao começo da estação das flores.

Considera-se ainda a criação do buquê da noiva à abundância de flores ocasionada pela primavera. Além do mais, as flores eram uma forma de “perfumar” os noivos da Idade Média. 

O Mês das Noivas no hemisfério sul

No entanto, aqui nos trópicos a primavera inicia-se em Setembro. Por isso, talvez tenhamos “importado” esse costume dos países europeus. 

Por outro lado, uma hipótese associa a data ao catolicismo. Para essa vertente do cristianismo, Maio é o Mês de Maria, bem como o Mês das Mães.

Assim, casar-se neste mês traria boa sorte às noivas. Como tivemos forte presença da Igreja Católica durante o processo de formação do nosso país, historiadores consideram essa teoria como a mais aceita para a associação da época ao Mês das Noivas no Brasil.

O Mês das Noivas na Inglaterra

Embora encontre-se no hemisfério norte, a Inglaterra apresenta algumas tradições diferentes dos demais países europeus. Alguns especialistas atribuem isso ao fato do país ser uma ilha, o que tornaria mais difícil a transmissão de certos costumes.

Assim, em vez de considerarem Maio o Mês das Noivas, a ocasião é celebrada em Junho. Essa tradição descenderia, por sua vez, dos romanos. Estes associavam o mês à Juno, deusa das mulheres e dos casamentos.

Gostou de saber a história do Mês das Noivas? Aproveite o embalo e ler mais sobre as pedras preciosas de cada etapa do matrimônio?

Por Gabriel Nunes

Créditos da imagem: Carol Coelho

 

 

 

 

 

 

Joias Plume

Tags:
Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Conteúdos pra você

X
Abrir conversa
1
Olá, tudo bom?
Qualquer dúvida, fique à vontade para me chamar aqui.