A Ametista, uma das pedras do signo de Peixes, é também símbolo do mês de fevereiro.
De fato, suas propriedades curativas suprem perfeitamente as demandas energéticas do mês do carnaval. Afinal, esse período é marcado pelos excessos sobretudo físicos, os quais podem nos descarregar emocionalmente.
Abaixo, falamos um pouco sobre a Ametista e sua história. Desse modo, aprenda a utilizá-la não apenas após a folia, mas ao longo dos seus dias!
História da Ametista
Reconhecida pela cor violeta, a Ametista pertence à família do Quartzo.
O poeta francês Remy Belleau (1528–1577) escreveu o poema “A Ametista, ou o Amor de Baco e de Ametista” no qual inventou um mito próprio para a pedra.
Baco (ou Dionísio, na forma latina do nome), considerado o deus da embriaguez e do vinho, perseguia uma jovem ninfa chamada Ametista. A jovem, no entanto, recusava as investidas do deus.
Para fugir dele, Ametista busca Diana, deusa da Lua e da caça, que decide transformá-la em uma pedra branca para que Baco não a possua. No entanto, o deus consegue colocar as mãos na pedra, derramando vinho sobre ela e dando sua tão conhecida coloração.
Por causa desse mito, acreditava-se que a pedra ajudava as pessoas a se libertarem dos vícios. Por isso, seu nome vem do grego amethystos, que significa tanto “sobriedade” quanto “desintoxicação”.
Dessa forma, esta pedra foi incorporada à fabricação de talismãs, sendo usada em amuletos como proteção contra a embriaguez e vícios.
Propriedades energéticas
Do ponto de vista espiritual e energético, a Ametista é um cristal associada à sabedoria, à proteção e ao equilíbrio emocional. Dessa forma, ela alivia as tensões mentais e aumenta a disposição no dia a dia. Graças à cor violeta, ela purifica corpo e mente. Além do mais, sua cor ajuda a canalizar as energias negativas.
Como usar a Ametista
Esta pedra pode ser usada de várias maneiras. Por exemplo: coloque-a nos ambientes da sua casa para filtrar as energias negativas.
Ao meditar, deite-se em uma posição confortável. Em seguida, posicione a pedra sobre o Chakra Frontal, localizado em sua testa. Além disso, você pode segurá-la em sua mão esquerda enquanto medita.
Ela ainda pode ser usada como amuleto. Para tanto, traga a pedra para o seu dia a dia na forma de um acessório.
Se está em busca de um escapulário ou de um colar, use nosso Escapulário Espiritualidade e Riqueza. Com esta peça duas em uma, você une o poder da Pirita (cristal relacionado aos setores financeiros da nossa vida) aos da Ametista.
Você também pode usá-la em um brinco. Aposte no Brinco Fio Ametista e em seu design minimalista e atemporal.
Você também pode entrar em contato conosco e solicitar uma peça exclusiva com esta e outras pedras.