facebook pixel

Entrar

Cadastre-se

Um link para definir uma nova senha será enviado para seu endereço de e-mail.

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Saber meu tamanho de anel

Óleos essenciais: entenda o que são e como funcionam

Aprenda como os óleos essenciais podem te ajudar

Ao longo da sua vida, você já se deparou com inúmeros perfumes e com várias fragrâncias. Cada um deles estimula uma memória ou uma sensação, como o cheiro de café que traz disposição, o perfume de banho tomado que deixa o coração em paz, o aroma de uma flor que decorava a sua casa que permite que você se sinta bem em qualquer lugar. A partir disso, identificamos como as fragrâncias podem ser poderosas!

A Aromaterapia é uma prática terapêutica que aplica diferentes aromas, a partir de óleos essenciais, para trazer mais equilíbrio para o corpo e para a mente de uma pessoa. Dessa forma, essa terapia é considerada holística, porque atua em um indivíduo por inteiro, afetando a mente, as emoções e o corpo, e deve ser utilizada como um complemento para outros tratamentos ou para determinado estilo de vida.

 

Se você já espalhou algumas gotas de óleo essencial nas suas mãos para dormir melhor, para desestressar ou para ter mais energia, você aplicou a Aromaterapia sem se dar conta disso, ou entendendo que ela iria realmente te ajudar. Há uma série de óleos que podem ser aproveitados em múltiplos segmentos das nossas vidas. A seguir, confira alguns exemplos e se inspire a utilizá-los!  

 

O óleo essencial ideal para você

Antes de aplicar um óleo essencial na sua pele, é importante que você analise a sua rotina, os seus pensamentos, a sua personalidade e os seus sentimentos. Qual é o momento atual da sua vida? Você está trabalhando muito? Precisa de mais tempo para relaxar? Passou por uma situação que mudou a forma como você via o mundo? Faça esse exercício introspectivo e só então procure um óleo essencial que se encaixa com as suas necessidades.

 

Os óleos essenciais são feitos a partir de plantas, e normalmente não precisam de indicação médica para serem aplicados. Quando uma pessoa inala um aroma, os receptores que existem no nariz dela enviam estímulos ao cérebro, no sistema límbico, responsável por controlar o humor e as emoções de alguém. 

Antes de aplicar um óleo essencial, porém, é importante que você saiba se o componente de algum deles pode te causar alguma alergia, para evitar complicações futuras. Tendo isso em mente, basta aprender mais sobre alguns dos aromas que podem te trazer mais bem-estar!

 

Lavanda é uma planta que exala um aroma capaz de trazer tranquilidade e relaxamento. O óleo essencial de lavanda, assim, é indicado para quem está com dificuldade para dormir, para quem precisa aliviar a pressão no ambiente de trabalho e até para pessoas que estão se sentindo ansiosas em determinado momento. 

Com uma ação contrária, o óleo essencial de alecrim deve ser utilizado por quem vai realizar atividades que demandam muito esforço mental, e precisam de concentração e energia para isso. O perfume do alecrim irá trazer mais disposição, reduzindo a fadiga e estimulando novas ideias.

O óleo essencial de sálvia pode atuar de duas maneiras. Se uma pessoa estiver estressada ou com medo de um evento que está prestes a acontecer, o aroma irá reduzir a pressão arterial e trará uma sensação de relaxamento. Ele também pode atuar como um ativador de memórias, garantindo o bom funcionamento do cérebro.

O perfume que a canela exala combina com doces e com chocolate quente, mas quando falamos no óleo essencial de canela a ação do produto vai muito além de um sabor picante para alguma preparação. Esse óleo essencial é importante para as pessoas que precisam de mais foco e de mais atenção. O aroma que a canela produz estimula o estado de alerta, e será muito útil nesses casos.

São muitas as variedades de óleos essenciais, e inclusive há mais de uma maneira de utilizá-los. Ao mesmo tempo em que podem ser aplicados nos punhos ou nas mãos, eles também podem ser inalados ou aplicados em colares com pingentes difusores. Em ambientes, podem ser espirrados no ar, como aromatizadores.

Amplie seu olfato para diferentes aromas e desvende qual é o óleo essencial que combina mais com você, que terá o poder de trazer tranquilidade, energia ou concentração, em um processo de autoconhecimento que vai durar para toda a vida!

Por Julia Gravalos Benini

 

obs: conheça mais sobre lavanda clicando aqui.

*** imagem retirada do site personare.

Joias Plume

Tags:
Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Conteúdos pra você

X
Abrir conversa
1
Olá, tudo bom?
Qualquer dúvida, fique à vontade para me chamar aqui.